QUE BARALHO DEVO USAR?

Vou fazer questão de me prolongar bastante nesse tópico, afinal, cardistry é sobre baralhos, e se você não tiver alguns pontos bem claros na sua cabeça, o inicio pode ser muito mais complicado.

  • PARA REALMENTE INICIAR:

Literalmente qualquer baralho serve para cardistry, qualquer um mesmo, se você descobriu cardistry agora e quer tentar aprender alguma coisa, qualquer baralho que você tiver na sua casa serve, se precisasse de um tipo específico de baralho para cardistry, não seria tão legal, a graça é você poder praticar em qualquer lugar. Então pegue algum baralho que você tenha na sua casa e treine movimentos bem básicos.

  • ESCOLHENDO O PRIMEIRO BARALHO:

Depois de ter tentado fazer com um baralho qualquer, e você percebeu que você realmente gosta disso e quer continuar praticando, o próximo passo é comprar um baralho. No começo(e acho que sempre, mas principalmente no começo) é normal os cardists derrubarem muito as cartas no chão, então não compre um baralho caro. Para praticar o recomendável são baralhos de papel(baralhos de plastico estão fora de cogitação), “poker size”(em geral vem escrito no baralho qual é o tamanho dele) e na faixa dos 10-20R$. Algumas opções são: Bicycle, Bee, Copag Experience.

  • NÃO SE ILUDA COM O BARALHO!

Um erro muito comum de quem está iniciando é achar que os movimentos estão muito difíceis porque está usando um baralho “ruim”, e se comprar um baralho “bom” se tornará instantaneamente um mestre do cardistry. Não, comprar um baralho bom não vai aumentar sua performance assim, na verdade no começo pode até tornar mais difícil algumas coisas por você não estar acostumado com o deslize ou o tamanho.

  • “MEU PRIMEIRO BARALHO VAI SER UM VIRTUOSO”

É comum quando começam a praticar cardistry as pessoas procurarem por “o melhor baralho para cardistry”, se depararem com o virtuoso e quererem comprar de cara. NÃO FAÇA ISSO! Um virtuoso ou qualquer baralho assim pode ser bem caro, imagina se você começa a praticar cardistry e desanima? Foi muito dinheiro jogado fora. Ou se você acaba gostando de verdade, mas o único baralho que você tem é um virtuoso(já que com o preço desse você pode comprar quase 10 bicycles), você vai gastar um baralho desse nível para treinar e vai destruí-lo, então como já dito anteriormente, no começo fique com os baralhos na faixa dos 10-20R$.

COMO COMEÇAR A APRENDER?

Agora que você já está com o baralho, vamos começar os movimentos

  • MOVIMENTOS BÁSICOS

Acho que isso é algo meio óbvio, mas algumas pessoas insistem em esquecer dessa regra: comece pelo começo. Acho que qualquer cardists que você perguntar qual deve ser o seu primeiro corte(movimento), vai responder para você que é o Charlier Cut, ele pode parecer bobinho, mas é um corte muito importante de ter masterizado, qualquer cardist faz ele com as mãos atrás das costas.

  • NÃO QUEIRA APRENDER TUDO DE UMA VEZ!

É normal quando se começa a praticar cardistry, começar com todo aquele ânimo e querer aprender tudo de uma vez, mas isso não funciona. Os cortes iniciais e básicos podem parecer muito bobos e chatos e é normal que você queira pular essa parte, afinal, não se impressiona ninguém com o charlier, mas você tem que ir com calma, e isso é extremamente importante de se ter na cabeça.

  • TENHA FOCO

Quando pegar alguma coisa para aprender tenha muito foco nisso. Uma das coisas que mais atrapalha o aprendizado é a pessoa começar a aprender alguma coisa hoje, e não treinar o movimento amanhã e no dia seguinte já estar procurando por outro. Se for aprender um movimento foque nele.

  • TREINE, TREINE E TREINE

Quando você pegar um movimento novo, treine ele mil vezes, e quando se cansar, treine mais um pouquinho. Leve o baralho com você para todos os lugares e em cada segundo livre treine o movimento. Algo que parecia extremamente difícil, com muito treino no dia seguinte já vai parecer um pouquinho mais simples, então nada de aprender algo hoje e não treinar o resto da semana, do mês, do ano, do século esse mesmo movimento.

  • VÁ COM CALMA

Movimentos rápidos são maravilhosos de ser ver no youtube, mas para a pessoa conseguir faze-lo em uma certa velocidade, te garanto que ela treinou muito devagar antes. Todo e qualquer movimento que você for aprender, faça devagar, em uma velocidade quase câmera lenta, e só resolva acelerar quando você conseguir acertar 10 vezes seguidas de olho fechado(porque não adianta nada acertar uma vez e já resolver acelerar).

  • O YOUTUBE É SEU ALIADO

Existem milhões de DVDs de cardistry que são possíveis de achar na internet, mas a maioria deles são de cortes autorais de grandes cardists e podem ser bem difíceis, então nada de querer baixar o Cardistry High(Zach Mueller), ou o Monument(Dimitri Arleri) no começo do treino. A verdade é que o youtube está cheio de tutoriais incríveis, e nele você pode pesquisar por todos os básicos. Quase todo canal de cardistry no youtube tem uma playlist com os movimentos básicos nela, e isso pode servir para ir guiando seu treino.

OUTRAS DICAS

  • PESQUISE

Cardistry não é só sobre os movimentos, tem um mundo inteiro por trás, e te garanto que quando você começar a pesquisar e ler sobre, você vai se apaixonar. Pesquise sobre os cardists famosos, sobre os baralhos, olhe os catálogos da Theory11 ou da Ellusionist, não se apegue à apenas um canal. Eu pretendo fazer deste blog um guia completo para todos os cardists, onde é possível achar todas as informações, então leia as postagens, te garanto que todo o conteúdo postado foi escolhido à dedo e escrito com muito cuidado, postagens de cardist para cardist.(Eu acho que esse foi um dos tópicos mais importantes da postagem)

  • PROCURE PELAS COMUNIDADES

Curta páginas no facebook ou instragram que falem sobre cardistry ou baralhos(ou até uma chamada Magic Jokes que apesar do nome “mágica”, eles falam constantemente sobre cardistry), entre em grupos, existe um grupo no WhatsApp para cardists, na página da WH você pode pedir para ser adicionado, e entre em contato com outras pessoas que praticam, pois esse contato pode te passar muita experiência.

 

Espero que esse guia tenha ajudado, qualquer pergunta pode deixar nos comentários que responderei o mais rápido possível e estarei aberta para ajudar qualquer cardist iniciante a começar a praticar. Espero que tenham gostado, sugestões de postagens também são bem-vindas!